O quadril é uma articulação formada por um conjunto de ossos, músculos e ligamentos, que unem a pelve (bacia) ao fêmur (coxa), possibilitando a sustentação de peso do corpo e garantindo um caminhar estável e harmônico.
A artrose do quadril é uma doença degenerativa que afeta a cartilagem e os ossos dessa articulação. A perda do tecido cartilaginoso gera dor, rigidez e limitação dos movimentos. Ela pode ser causada por fatores genéticos, traumáticos, inflamatórios ou mecânicos (excesso de peso e atividades de alto impacto), o envelhecimento ou a prática de atividades físicas intensas.
O tratamento da artrose do quadril visa aliviar os sintomas, principalmente a dor, retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida do paciente. Pode incluir medidas não farmacológicas como fisioterapia, exercícios físicos para fortalecimento da musculatura próxima à articulação, mudanças do estilo de vida, perda de peso. O tratamento medicamentoso inclui os anti-inflamatórios, analgésicos ou condroprotetores. Paciente, familiares e médico assistente em conjunto optam pela cirurgia quando os outros métodos não são suficientes ou há comprometimento severo da articulação.
A artroplastia é uma cirurgia que substitui a articulação do quadril por uma prótese. Esta é composta por uma cúpula metálica e um plástico resistente (polietileno) que revestem a bacia, uma haste metálica que é colocada no canal do fêmur e um substituto para cabeça femoral que pode ser metálico ou de cerâmica. Este procedimento visa restaurar a função, aliviando a dor e possibilitando que o paciente retorne para suas atividades do cotidiano.
A artroplastia do quadril é uma cirurgia complexa, porém segura e eficaz que melhora significativamente a qualidade de vida das pessoas com artrose avançada do quadril. Como todo procedimento cirúrgico depende de um planejamento cirúrgico detalhado e ser realizado por uma equipe cirúrgica experiente.